segunda-feira, 14 de outubro de 2013




Obra e Vida de Luciano Martins


Este é o trabalho final, resultado das aprendizagens com o curso de 100 horas, realizado em parceria com a professora Carolina dos Santos e com os alunos do 2º ano 01 e 02 da EMEF Machado de Assis.



domingo, 13 de outubro de 2013

Mídia-educação no contexto escolar

Me identifico muito com o texto de Silvio da Costa Pereira. Talvez por ter iniciado a minha carreira na educação na cidade de Florianópolis e ter passado pela minha primeira experiência com o uso das mídias na sala de aula por lá.
O início nunca é fácil. Lembro que em todas as escolas que trabalhei já tinham o laboratório de informática e o técnico que auxiliava no uso dos computadores. Precisávamos organizar o planejamento e apresenta-lo com antecedência ao técnico para que este pudesse nos auxiliar, organizando o ambiente para receber o grupo. Sempre precisávamos ter um objetivo claro e concreto. O uso do computador simplesmente para jogos era quase inexistente porque erámos em muitas turmas e não dispúnhamos deste tempo. Foram experiências enriquecedoras e de grandes aprendizagens.
Aqui em Jaraguá do Sul, meu contato com as diferentes mídias se deu de forma diferenciada. Isto porque atuo como supervisora de ensino e não mais como professora, o que exige outra postura e outro olhar sob uma mesma perspectiva. Orientar professores, estimulá-los ao uso das tecnologias em sala de aula ou mesmo no ATE - Ambiente Tecnológico Educacional - requer muita força de vontade e coragem. Digo coragem pelo fato de, em muitos casos, o próprio professor ter dificuldade no manuseio das máquinas e em muitos momentos se negar a experimentá-las, podando assim, o seu acesso e do próprio aluno às mídias. Foram inúmeros os passos dados para efetivar as ações na escola, mas acredito ter sido válido cada um deles, pois hoje percebo, leio e constato, que cada vez mais os professores estão motivados e ousados ao usarem as tecnologias nas suas aulas a favor da aprendizagem e da instigação pelo pequeno/grande pesquisador. Sou muito realizada pelas conquistas de uma escola, sei que ainda precisamos caminhar muito, mas o pouco que já se vem fazendo, é muito gratificante.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Objeto Digital do Portal do Professor

Achei muito interessante este vídeo que encontrei no Portal do Professor, uma vez que falamos tanto em literaturas. Você já parou para pensar de onde vem um livro? Como se dá a união entre textos e imagens nos livros infantis?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18735

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PNAIC – Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, em parceria com o MEC para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. A Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul aderiu ao Pacto e vem desenvolvendo a formação continuada com os professores que atuam com essas turmas, e também com os demais profissionais da educação que demonstraram interesse em participar da formação e inteirar-se do programa. Este é o caso da turma da qual sou formadora, trabalho com profissionais da educação infantil, coordenadores pedagógicos e professores de turmas que a proposta do Pacto não abrange. Os encontros de formação acontecem quinzenalmente e a ênfase dos estudos está sendo em linguagem. O CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem e a UFPR, entidades responsáveis pela formação das orientadoras de estudos, disponibilizam muitos vídeos que tratam dessa temática e permeiam os estudos nas formações.